Empresa de Construção e Reformas em Geral RJ
Uma empresa de construção e reformas é uma organização que oferece serviços de construção e reforma de edifícios, casas, apartamentos e outras estruturas. Essas empresas podem trabalhar com projetos residenciais, comerciais e industriais, oferecendo uma ampla gama de serviços, desde a construção de novas estruturas até a reforma e manutenção de edifícios existentes.
Algumas das atividades que uma empresa de construção e reformas pode oferecer incluem:
-
Projetos de construção e reforma: desenvolvimento de projetos arquitetônicos e estruturais para novas construções e reformas de edifícios existentes.
-
Gerenciamento de projetos: coordenação de todas as etapas do processo de construção e reforma, desde a concepção até a conclusão, incluindo o gerenciamento de cronogramas, orçamentos e equipes de trabalho.
-
Serviços de construção: construção de novas estruturas, incluindo casas, prédios comerciais, edifícios industriais, entre outros.
-
Serviços de reforma: reforma de edifícios existentes, incluindo a renovação de ambientes, troca de pisos e revestimentos, instalação de novos sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros.
-
Serviços de manutenção: manutenção preventiva e corretiva de edifícios, incluindo reparos em sistemas elétricos, hidráulicos e estruturais, pintura, limpeza e conservação.
-
É importante que uma empresa de construção e reformas tenha profissionais capacitados e experientes em todas as áreas de atuação para garantir a qualidade dos serviços prestados. Além disso, é fundamental que a empresa siga as normas de segurança e regulamentações do setor para garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes.
Base de preços em uma construção e reformas
Em uma construção e reformas em geral a base de preços você pode utilizar como referência a SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). Levando sempre em consideração que a SINAPI utiliza o custo da prestação de serviço de mão de obra em horas e não por empreitada.
Não vai existir uma base de preços que vai servir para todos, pois existem pontos individuais a serem levados em conta como, por exemplo, a distância, o tempo de transporte etc.
Um ponto muito importante é que os preços de base têm como referência as capitais, então caso você precise de frete, esse custo não está sendo considerado.
Como fazer um orçamento para construção e reformas?
Para realizar um bom orçamento de construção e reformas, sem prejuízos de tempo ou investimento, é muito importante levar em consideração alguns pontos essenciais. Logo abaixo falaremos de alguns deles.
1 – Visita
A visita é um dos itens principais do orçamento. Ir até a obra antes e fazer um relatório fotográfico, caso não tenha fácil acesso a obra para a retirada de dúvidas é fundamental. O arquivo fotográfico é importante até mesmo pra o seu arquivo pessoal a fim de servir de referência para obras posteriores.
Feita a visita, junte o relatório fotográfico, os projetos, faz o levantamento de todos os requisitos do cliente e junte as informações inclusive sobre o que ele ainda não sabe (coisas que o cliente não considerou e que serão necessárias durante a obra).
Após esses passos, é importante levar em consideração alguns pontos sobre a obra:
– O acesso da obra (ver se existe acesso para máquinas ou não);
– Demolições (quantidade e retirada de entulho);
– Limpeza (se precisa ter limpeza constante ou não);
– Horário de execução (qual horário permitido).
A Construção civil e suas etapas
Para falar de construção civil, precisamos primeiramente explicar as diferenças entre Incorporadora, Construtora e Empreiteira. Muitas pessoas não sabem a diferença entre elas, pois, apesar de parecerem ser a mesma coisa, não são.
Quando falamos de construção civil, existem vários serviços envolvidos no empreendimento. Algo que é construído é um produto de venda, comercializável, e, portanto, é um produto complexo que envolve várias áreas, um setor que movimenta muita gente.
Este é um setor que traz muitas coisas consigo e é concebido a custo de muitas etapas desde a parte da produção dos materiais, passando pela utilização desses materiais na obra, os prestadores de serviço, laudos e impostos do governo, aprovações em prefeituras etc.
A Incorporadora, a Construtora e a Empreiteira de obras são os três tipos de empresa que estão envolvidas nessas muitas etapas que fazem parte da construção civil. A seguir vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Construtora de Obras
A Construtora de obras, como o nome diz, é quem constrói, quem participa dessa construção. A construtora emite nota fiscal de serviço, pois é ela quem está prestando um serviço a alguém. Ela está construindo para terceiros e, portanto, não tem o direito de comercializar esse produto. A empresa pode ser ao mesmo tempo Incorporadora e Construtora? Sim. Pois dentro de uma mesma empresa podemos ter várias funções. Porém, a designação de uma Construtora é somente a construção para terceiros ou pra si mesma e não a comercialização. A comercialização de um produto cabe à Incorporadora.
Empreiteira de Obras Residenciais e Comerciais
A Empreiteira de Obras ela é uma auxiliar da construtora, ela participa de uma fase específica da obra. Existem empreiteiras de estrutura, empreiteiras de hidráulica, empreiteiras de elétrica, empreiteiras de fundação etc.
Como vimos existem várias empreiteiras de obras diferentes. A Empreiteira de obras nada mais é do que uma empresa que juntou mão de obra pra fornecer um serviço específico dentro da construção. Diferentemente da Construtora que realiza toda a construção, a Empreiteira participa de uma ou mais partes da construção de acordo com sua área de atuação.
Incorporadora
A Incorporadora é a responsável pela comercialização do produto. Ela é quem idealiza o produto, quem observa a viabilidade do terreno etc. É a responsável pela produção do empreendimento.
A Incorporadora tem como função escolher o terreno e contratar os projetistas para a realização do projeto. Também é a responsável por levar o projeto na prefeitura a fim de obter a aprovação e o registro de imóveis a fim de que o projeto esteja registrado não mais como um terreno, mas como vários apartamentos ou lotes com valor de comercialização, por exemplo.
Ao término da obra, a incorporadora vai até o registro de imóveis provar que está tudo de acordo para então vender cada um dos apartamentos ou lotes para o comprador. Por todos esses fatores, a Incorporadora é quem sofre o maior risco e, por isso, obtém também o maior lucro.
Como vimos existem várias empreiteiras de obras diferentes. A Empreiteira de obras nada mais é do que uma empresa que juntou mão de obra pra fornecer um serviço específico dentro da construção. Diferentemente da Construtora que realiza toda a construção, a Empreiteira participa de uma ou mais partes da construção de acordo com sua área de atuação.
Demolição (Entulho)
O segundo ponto orçamentário importante e está relacionado à demolição é a quantidade de entulho. A demolição de alvenaria é feita em metros cúbicos. Para realizarmos esse cálculo, se pega a área (a espessura), e a quantifica em metros cúbicos.
A quantidade de metros cúbicos calculados da área estipulada deve ser dobrada. Isso por que enquanto parede, por exemplo, ela tem uma medida, porém, quando os entulhos são jogados na caçamba ele aumenta de volume. Essa não é uma regra geral, porém, deve-se observar tal necessidade.
Empolamento
O mesmo acontece com o empolamento. Quando fazemos um orçamento de movimentação de terra, deve-se levar em conta o empolamento. Pois a terra, antes de ser remexida, estava compactada pela chuva, ou seja, o solo está no seu natural. Quando essa terra é retirada ela incha. Isso também deve ser considerado no trabalho de orçamento de movimentação de terra.
A referência mais utilizada também para esse orçamento é o dobro, porém, como já dissemos anteriormente, não é uma regra, cada caso deve ser analisado de forma individual.
Instalações
As instalações são muito importantes, pois é um dos itens mais difíceis de precisar e quantificar dentro do orçamento.
As instalações não estão visíveis e, muitas das vezes, o cliente não possui o projeto do ambiente pra mostrar. Ou pode ser até que tenha o projeto, mas quem realizou pode não ter seguido tudo como está no papel.
Por isso, tais itens que trazem muita incerteza devem ser colocados no orçamento sempre com uma folga de quantificação a fim de se antecipar os imprevistos. Pode ser que na hidráulica ou elétrica algo precise ser refeito durante o trabalho.